Dom Bruno Gamberini - What a Wonderful World


Prezados irmãos e irmãs
Recebi um e-mail com um vídeo de Louis Armstrong, já idoso, interpretando What a wonderful world (Que mundo maravilhoso). Para os mais jovens que nunca ouviram falar desse grande artista, Louis Daniel Armstrong é um famoso cantor e trompetista, nascido em Nova Orleans, EUA, em 1901, e falecido em Nova Iorque em 1971. É conhecido como a personificação do jazz.
Mas não é sobre Louis Armstrong que quero falar. É sobre o título dessa canção inesquecível: que mundo maravilhoso. Ao olharmos esses dias de início de outono, podemos apreciar toda a grandeza da obra do Criador, que está gratuitamente ao nosso dispor. Como diz a música, "Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas, o brilho abençoado do dia e a escuridão sagrada da noite. As cores do arco-íris, tão bonitas no céu. Estão também nos rostos das pessoas que se vão. Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: 'como você vai?' Eles realmente dizem: 'eu te amo!' Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer. Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei".
Ao iniciarmos a Semana Santa, no próximo Domingo de Ramos, queremos viver intensamente a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, celebrando a vitória definitiva da Vida sobre a morte. Vida que é dom de Deus e nos é dada para que dela usufruamos em todas as suas dimensões e potencialidades. Somos convidados a acompanhar os últimos dias da vida terrena de Jesus, desde sua entrada triunfal em Jerusalém, passando por sua prisão, humilhação, condenação, execução e ressurreição gloriosa aos céus.
Este ano, particularmente, estamos ainda atônitos pelo massacre brutal às crianças da escola Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. Ataque injustificado de uma pessoa doente, que tirou a vida de doze jovens que apenas iniciavam sua caminhada neste mundo. A dor de Maria, que acompanhou Jesus na sua trajetória rumo à Cruz, é a mesma dos pais dessas jovens crianças e de milhões de mães que veem a vida de seus filhos ceifadas pela fome, pelas drogas, pela violência, pelas doenças...
A Semana Santa é sempre uma oportunidade de começarmos uma vida nova. Os homens não estão vendo as maravilhas desse mundo porque estão andando de cabeça baixa, olhando para o chão, cada dia mais individualizados e individualistas. Se olharem ao lado, verão que outras pessoas também fazem seu caminho, à espera de um sorriso, um abraço, um cumprimento. Se olharem para cima, verão o azul do céu, as estrelas na noite, os pássaros cantando felizes, o sol que ilumina e fortalece, a chuva que cai e alimenta...
Definitivamente este é um mundo maravilhoso. Deixemos que a vida de Jesus penetre plenamente em nossa vida para que consigamos usufruir dessas maravilhas que nos são dadas e vivamos o amor misericordioso de Deus. Certamente a dor da cruz vai chegar em nossa vida, mas logo à frente encontraremos o sepulcro vazio e a certeza do renascer de uma nova vida.
Rogo as bênçãos de Deus a cada um de vocês para que participem com muita fé, amor e esperança das celebrações da Semana Santa.
Dom Bruno Gamberini

Arcebispo Metropolitano de Campinas
  ê 16/07/1950
28/08/2011

Nenhum comentário:

Páginas

Páginas