PADROEIRA

Desde outubro de 1717, quando três humildes pescadores, João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, miraculosamente  retiraram das águas do rio Paraíba num primeiro lance de rede a imagenzinha partida e, logo em seguida, a cabeça que lhe faltava, ela vem progressivamente sendo venerada pela nossa gente. Em 1745, por meio do Pe. José Alves Vilela, pároco de Guaratinguetá, a Igreja assumiu formalmente  sua veneração,  erguendo no morro dos coqueiros a primeira capela de taipa para abrigar a imagenzinha negra da Imaculada Conceição e acolher os piedosos romeiros e viajantes. Estes se encarregaram de levar Brasil afora a notícia desse lugar santo e dos milagres da Senhora  de Aparecida. Apesar das sucessivas reformas e ampliações, foi necessário um novo templo mais amplo e artístico.  Em junho 1888 foi benta a  igreja construída pelo beneditino exclaustrado Cônego Frei Joaquim do Monte Carmelo. Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo, agraciou o novo templo com o título de Santuário Episcopal e criou a paróquia (Curato), dando autonomia espiritual ao vilarejo que se formava e ao santuário que se incrementava. Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, como bispo coadjutor de São Paulo trouxe os missionários redentoristas para as  atividades pastorais próprias de um santuário.
Uma sucessão de kairói, momentos abençoados de Deus, teceu a história da Padroeira do Brasil e de seu Santuário.
Coroação
No dia 8 de setembro de 1904 a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi solenemente coroada e ela foi proclamada Rainha do Brasil. – O ato contou com a aprovação formal do Cabido da Basílica de São Pedro e a assinatura do Papa São Pio X - Estavam presentes os 9 bispos do sul do Brasil,  reunidos em Conferência em Aparecida, e uma multidão de fiéis.
"Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!"
No Rio de Janeiro, então Capital Federal, dia 31 de maio de 1931, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada oficialmente Padroeira do Brasil. – A multidão presente de mais de um milhão de pessoas repetiu comovida as palavras de consagração da nação. - Estavam presentes o Sr. Presidente da República, Ministros de Estado e Corpo Diplomático, autoridades civis,  eclesiásticas e militares.
Imagem quebrada e restaurada
Em um atentado de um jovem transtornado, no ano de 1978, a Imagem da Senhora Aparecida, foi quebrada. – Restaurada pela equipe do MAM de São Paulo, a Padroeira do Brasil foi vibrantemente recebida de volta em Aparecida.
Centenário da Coroação
Foi celebrado com solenidade o centenário da Coroação da Nossa Senhora Aparecida.
Rosa de Ouro
Paulo VI, em 1967,  agraciou a Senhora Aparecida com esse precioso dom. - Bento XVI, em sua visita a Aparecida, iria repetir esse gesto de piedade.
Santuário Novo
Em ato solene no dia 10 de setembro de 1946 foi lançada a primeira pedra para a construção do novo santuário – Em 1954 repetiu-se a solenidade.
Congresso Eucarístico
Em 1985 Aparecida foi sede do XI Congresso Eucarístico Nacional
Jornada Universitária
Aparecida estava entre as 11 sedes mundiais escolhidas para sediar grupos participantes da VI Jornada de Jovens Universitários da Europa e da América, com  o Papa. – O evento aconteceu no dia  1o. de março  de 2008.


Páginas

Páginas