Será que os cristãos católicos exageram quando falam de Maria?
Será que os cristãos católicos exageram quando falam de Maria?
Vamos responder esta questão a partir das informações contidas no livro PALAVRA, PARÁBOLA: Uma aventura no mundo da linguagem/ Rômulo Cândido da Silva – Editora Santuário, 1990.
O nome Maria tem uma significação desconhecida de muitos: QUERIDINHA DO PAPAI, quem revelará isso a Rômulo era Dr. Samuel um hebreu erudito, e ele continua:
- Um POEMA nunca exagera, principalmente quando fala de mãe. Os poetas do mundo todo, as lendas e os mitos antigos sempre falaram dela com carinho. O nome de Maria (Miriam) já tem em si um toque afetivo e poético na própria etimologia. Os exegetas e linguistas dão cerca de sessenta interpretações para o seu nome, baseados na língua hebraica. O sentido mais óbvio de MIRIAM é este: “A queridinha do Papai”. Será que algum tolo, na história da humanidade, teria coragem de criticar um pai por chamar sua filha de: Queridinha do Papai?
MIRIAM é uma palavra egípcia, para sermos exatos, é uma palavra composta de egípcio e hebraico:
MIRI em egípcio significa “QUERIDA, AMIGA”
AM.RAM em hebraico significa “POVO ILUSTRE, NOBRE NAÇÃO”
Podemos então traduzir:
MIRIAM (Maria): QUERIDA DE AM; QUERIDA DE AM.RÂM; QUERIDA DE (PAPAI) AM; QUERIDA DO POVO (AM); QUERIDA DUM POVO ILUSTRE (AM.RÂM).
E também em sentido ativo: AQUELA QUE AMA (O PAPAI) AM; AQUELA QUE AMA O POVO (AM); AQUELA QUE AMA UM POVO ILUSTRE (AM.RAM); AMIGA DO POVO (MIRI: AMIGAQ AM: POVO).
E ainda: MIRIAM comporta todos esses sentidos, uma vez que os verbos egípcios, em sua forma genérica, podem ser ativos ou passivos.
Em síntese, os cristãos podem chamar a MARIA (MIRIAM) como acharem melhor: QUERIDA DO PAI, QUERIDA DO POVO OU AINDA AMIGA DO POVO.
- Você quer saber se os católicos exageram quando falam de Maria. As expressões afetivas, num âmbito de família, não conhecem a palavra exagero. Para o coração vale tudo, contanto que não se mande ninguém para o inferno, coberto de anátemas, se não quiser demonstrar a mesma exuberância afetiva.
O Evangelista Lucas de forma clara coloca Maria em paralelo com a ARCA DA ALIANÇA, com isso Lucas pretende mostrar a presença de Deus no meio do seu povo.
Vamos comparar as alusões de Lucas com o Livro das Crônicas:
A ARCA DA ALIANÇA ficou TRÊS MESES NA CASA DE OBEDEDOM
• Maria ficou TRÊS MESES na casa de Isabel
OBED.EDOM significa “SERVO DE EDOM”
• Maria diz ao anjo: “Eis aqui a SERVA DE ADOM (Senhor)”. Lucas faz um trocadilho: “Servo de Edom” e “Serva de Adom”.
Davi exclama: “quem sou eu para receber em minha casa a ARCA do SENHOR?”.
• Isabel exclama: “Donde me vem a graça de receber a visita da MÃE DO MEU SENHOR?
Se Lucas considera Maria a ARCA DA ALIANÇA, recoberta pelo ESPÍRITO SANTO e pela GLÓRIA DE JAVÉ como o TABERNÁCULO no deserto, ele está querendo dizer:
MIRIAM É O NOVO TEMPLO DE DEUS
É O SANTO DOS SANTOS
O LUGAR PRIVILEGIADO DA HABITAÇÃO DIVINA
Sinônimo da PRESENÇA VIVA DE DEUS
Garantia de todas as BÊNÇÃOS E GRAÇAS para seu povo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário