Em breve, confira as fotos do segundo mês da Novena Anual presidida pelo Diácono Sebastião Roberto da Paróquia Jesus Cristo Libertador de Campinas. Dia 12 de março 19h30 a Missa da Novena Anual será presidida pelo Padre Paulo e no dia das mães (12 de maio) 17h00 MISSA COM PADRE DELAIR DA REDE SÉCULO 21 DE TELEVISÃO.

Primeira Eucaristia

Sábado dia 23 de fevereiro às 17h00
Missa da Primeira Eucaristia
Oito crianças participando pela primeira vez da Ceia do Senhor na Casa de Nossa Senhora.
Venha Participe!
Sua presença é que faz a diferença!

O BEIJO SOLIDÁRIO - Artigo do Padre Paulo Emiliano


O BEIJO SOLIDÁRIO
No final do mês das férias de verão, o Brasil e o mundo foram surpreendidos por uma triste realidade: mais de duas centenas de jovens morreram queimados e asfixiados na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A partir dessa lamentável tragédia seguem as investigações, em várias esferas da sociedade, e simultaneamente acende a chama da esperança para a recuperação dos que ainda estão internados em hospitais na região sul do país. Ao lado de tanta indignação e de tanta comoção, que invadiram nossos lares com cenas chocantes, sobressai um sentimento que esteve (e está) predominando: a solidariedade manifesta de diversas maneiras em alimentos, abraços, preces, mãos estendidas para ajudar simples e diretamente, porém todo o afeto do coração, tocado pela emoção e pelo sofrimento, impulsiona a aproximação entre as pessoas e a busca por caminhos nunca antes percorridos.
Ignora-se o motivo pelo qual algumas pessoas precisam morrer, para que haja uma nova consciência em torno da preocupação para com a vida humana. Olhando para Jesus Cristo, vemos que sua Paixão Morte e Ressurreição também fizeram germinar uma nova semente que fez valer pela Sua entrega por amor a todos indistintamente. A vida do Filho de Deus não acabou com sua Morte. O ceifar prematuro da vida dos jovens e adultos que morreram no incêndio ocorrido no Domingo, dia que para a maioria dos cristãos lembra a Ressurreição, com certeza será símbolo de uma nova maneira de encarar a vida e fazer ressurgir o respeito às exigências das normas de segurança nos espaços públicos.
Deus não exige a cobrança de uma “comanda” para a vida. O Criador nos dá gratuitamente esse bem precioso e único, para que o ser humano possa construir e se transformar para o bem e para o cuidado que sempre devem superar a ganância, mas que permitam a certeza da condição humana necessitada uns dos outros nas suas diferenças, para que o bem e o cuidado possam culminar na mesma esfera de necessidades, talentos e possibilidades.
A partir da Boate Kiss, um beijo solidário dos brasileiros se verificou em vários âmbitos. A fé nos diz que é possível tantos outros no exercício da condição de cidadãos que querem uma mudança nesta nova época e um novo olhar da mente e do coração para que, antes da solidariedade, exista o zelo por todas as diversas formas de vida, principalmente a humana. Boa Quaresma a todos!
Pe. Paulo Emiliano – Paróquia Sant´Ana – Sousas – Vigário Forâneo – For. N.S. Aparecida – Campinas/SP

PEDIDOS DE ORAÇÃO E INTENÇÃO DE MISSA

Envie seu pedido de oração com nome e endereço completo (inclusive o cep) e receba gratuitamente a oração da CONSAGRAÇÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA em sua residência.

Seus pedidos serão depositados na urna que está no Altar da Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

TEMPO DA QUARESMA

A Igreja Católica inicia na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2013, o Tempo da Quaresma, período de preparação para a festa da Páscoa que, com a morte e ressurreição de Jesus, tornou-se o grande referencial da nossa fé, o dia da vitória da Vida sobre a morte. A Quarta-feira de Cinzas marca, também, no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade.
1. A Quaresma é o período de 40 dias que começa na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do Domingo de Ramos, este ano no dia 1º de abril, quando tem início a Semana Santa. Nesses 40 dias, somos convidados a reviver a experiência dos 40 anos de travessia do deserto pelo povo de Israel e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua Missão. Somos convidados a três atitudes que são os pilares da vida cristã: a Oração, relação do homem com Deus; o Jejum, relação do homem consigo mesmo; e a Caridade, relação do homem com o próximo. É um tempo rico de reflexão sobre a nossa vida, buscando valorizar o que temos feito de bom e dar um novo caminho ao que temos feito de ruim ou deixado de fazer. É o convite à conversão.
2. O nosso calendário civil é definido a partir da Festa da Páscoa, por isso a Quaresma varia de ano para ano. A festa da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. Neste ano de 2013 o outono começa no dia 20 de março e a primeira lua cheia acontece no dia 27 de março. Assim, a Festa da Páscoa acontece no domingo seguinte, dia 31 de março. A partir desta data são definidas a Semana Santa, a Quarta-feira de Cinzas e, também, o Carnaval. A festa da Páscoa era primitivamente um ritual realizado por pastores que, para proteger as suas famílias e seus rebanhos dos espíritos maus, matavam um cordeiro e tingiam a entrada das tendas com o seu sangue. Por volta de 1250 anos antes de Cristo, esse ritual adquiriu um novo sentido, com a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Depois, com a ressurreição de Jesus, a Páscoa se tornou a principal festa dos cristãos, lembrando que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo cordeiro pascal.
3. Na Quarta-feira de Cinzas, nas missas celebradas nas Paróquias e Comunidades, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou palmeiras, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos e cristãs recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo e votos de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo, por uma vida de oração, esmola e jejum. As cinzas nos lembram que todo orgulho, prepotência, bens materiais não são nada mais do que cinzas após a morte. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação de uma sociedade injusta, desigual e violenta, através de obras, ações, do amor que entrega a própria vida pela vida do outro.
4. A Quarta-feira de Cinzas abre a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB desde 1964, destacando uma situação da realidade social para a reflexão das comunidades e de toda a sociedade. O tema deste ano é Fraternidade e Juventude e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8), querendo propiciar caminhos para o protagonismo dos jovens no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo, do fomento à participação ativa na comunidade eclesial e da sensibilização para que sejam agentes transformadores da sociedade e protagonistas do bem comum. A CF tem os jovens como tema em momento propício, quando o Brasil recebe o Papa Bento XVI por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em julho próximo.
Em todas as Paróquias e Comunidades da nossa região haverá Missa na Quarta-feira de Cinzas. Clique aqui para acessar a Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2013.
Desejamos um excelente início de Quaresma!
Arquidiocese de Campinas

A missa da Quarta-feira de Cinzas e o lançamento da CF 2013 na Arquidiocese de Campinas se realizará no próximo dia 13 de fevereiro (quarta-feira), às 18h30, na Catedral Metropolitana de Campinas

Páginas

Páginas