“Senhora Aparecida, mãe de Cristo e Mãe dos homens! Mãe dos homens de todas as raças, de todas as cores, de todos os cantos do Brasil e da Terra. Pede ao teu filho que esta festa não termine aqui, pois a marcha final vai ser linda de viver. Senhora Aparecida, é importante que a Igreja de teu Filho não fique apenas em palavras, mas encarne os valores do Evangelho na vida do povo.
Senhora Aparecida, ajudai-nos como comunidade de fé e vida a participarmos profética e conscientemente das instâncias de participação popular, nos movimentos, associações, sindicatos e na política, pois aí também o Evangelho de Cristo precisa chegar.
Senhora Aparecida, Mãe querida, problemas como o da intolerância, do racismo, da corrupção, da violência, das drogas, do aborto se ligam com todos os grandes problemas humanos, com todos os absurdos ainda hoje cometidos contra a humanidade, com todas as injustiças e opressões. Mãe, o mundo precisa fabricar é Paz.
Basta de injustiças! Basta de uns sem saber o que fazer com tanta terra e milhões sem um palmo de terra onde morar. Basta de alguns tendo que vomitar para comer mais e milhões morrendo de fome por ano. Basta de uns poucos com empresas se derramando em lucros pelo mundo todo e milhões sem um canto onde ganhar o pão de cada dia.
Mãe Aparecida, Senhora Nossa, Mãe querida, nem precisamos ir tão longe, como no teu hino. Nem precisamos que os ricos saiam de mãos vazias e os pobres de mãos cheias. Todos mais iguais, nem tão pobres nem tão ricos. Este é o Reino de vosso filho Jesus!
Um mundo de irmãos. De irmãos não só de nome e de mentira. De irmãos de verdade, Mãe querida, intercede por nós, mãe de Deus e nossa, para que não nos falte a esperança! Amém!”
Adaptada da oração à “Mariama”
Dom Helder Pessoa Câmara